Qual a relevância do jQuery hoje?
30/08/2017 09:08
0
Alguns anos atrás quando se falava em desenvolvimento frontend imediatamente pensava-se no uso do jQuery. Atualmente, entretanto, com a emergência de soluções como o Angular, Vue.js, Ember e tantos outros frameworks, o uso do framework tem ficado de lado.

Há inclusive diversos posts como este que mostram soluções nativas do próprio JavaScript para funcionalidades que antes eram providas pelo jQuery. Vejo muito seu uso atualmente em templates prontos na Internet, tais como os de dashboard, tão populares hoje em dia, mas não muito longe dali.

Sendo assim, pergunto: na opinião de vocês, qual a relevância do jQuery hoje? Vocês ainda o adotam em novos projetos ou o estão substituindo totalmente por soluções como as que mencionei acima?
Tags: jquery, relevância


1
Por increça que parível, um dos meus trabalhos de faculdade em andamento é justamente um... dashboard!
Fui atrás de opções e o Gridster.js com jQuery foi o que ofereceu a melhor referência e curva de aprendizado.
30/08/2017 10:15


0
Muito legal este Gridster!


0
Acho que é bem por aí:
[list][/list]
30/08/2017 12:22


0
A relevância que vejo hoje se dá mais por causa do legado.

* Há uma quantidade imensa de plug-ins desenvolvidos para jQuery (são fáceis de desenvolver, isto conta muito ponto também).
* Os templates acima mencionados, na esmagadora maioria das vezes, usam jQuery para gráficos, efeitos, transições, etc (é engraçado: um dos pontos de venda do jQuery quando foi lançado eram justamente as animações, não sei se se lembram disto).
* Em ambientes nos quais você tem a geração de HTML do lado servidor, especialmente CMSs, o jQuery ainda é muito mais usado que os outros frameworks (vide Wordpress, por exemplo)
* O modelo de desenvolvimento do jQuery é simples, e isto ajuda muito a sua adoção, especialmente quando o desenvolvedor é iniciante.

Pessoalmente, ainda acho o jQuery muito relevante, talvez seja inclusive por isto que foi uma das poucas bibliotecas/frameworks JavaScript existentes hoje que tem mais de 10 anos de existência (basta comparar com a baixa longevidade de diversos frameworks SPA). 


1
Minha lista não saiu...

O jQuery resolvia problemas de incompatibilidade, ajudava a selecionar elementos do DOM e  a fazer animações.

A incompatibilidade foi resolvida com aderência aos padrões do EcmaScript e da W3C.

A seleção de elementos do DOM foi incorporada ao JS e hoje pode ser feita com document.querySelector.

As animações pode ser feitas com transform, transitions e keyframes do CSS 3.

Outros sites que mostram como dá pra usar JS puro:

http://vanilla-js.com/
e
http://youmightnotneedjquery.com/
30/08/2017 17:30


0
Na opinião de vocês, jQuery deve ser adotado em novos projetos?


0
Ou melhor, deve ser levado em consideração em novos projetos?


1
Acho que pela quantidade de plugins, sim. Algum(ns) pode(m) valer a pena usar.
31/08/2017 22:51


0
Eu, particularmente, não gosto de usar JQuery, e opto por JavaScript puro sempre que posso. Os frameworks atuais (Angular, Vue, React) são sensacionais pra SPAs, mas não sei como utilizá-los em outro cenário. Infelizmente todos os projetos nos quais eu estou envolvido são bem antigos, e o JQuery reina nos arquivos .js.
07/09/2017 20:21


0
Hoje, o SPA não é solução para tudo, então jquery é sim ainda muito útil para muitos projetos.

Eu particularmente acho que o SPA está sendo usado de forma muito desnecessária, as vezes aplicações ficam muito melhores da forma usual e com renderização do lado do servidor.. eu fico me pensando o que faz alguém desenvolver um site simples usando Angular ou React, quando um jquery e html 5 faria o mesmo e ficaria muito mais leve para o usurário final.
15/09/2017 04:06



Ainda não faz parte da comunidade???

Para se registrar, clique aqui.